segunda-feira, 26 de novembro de 2007

2a. Fase - Digitação

Deixem na opção comentários abaixo seus depoimentos sobre a prova de digitação.

Assim, quem já fez ajuda quem vai fazer pela primeira vez.

18 comentários:

Vânia disse...

Olá a todos!!! Eu fiz a prova de digitação no concurso de escrevente da capital. Não é preciso fazer qualquer formatação. É um programinha próprio que primeiro abre uma tela para você treinar por uns cinco minutos e depois abrem outra para você. O texto não é tão pequeno, mas com um pouco de treino para adquirir rapidez, o tempo é suficiente para digitá-lo.

Vânia disse...

Para acompanhar o texto pode ser utilizada uma régua. O único problema mesmo é o nervosismo. Na minha prova, a pessoa que estava do meu lado esquerdo confessou que tinha pulado três linhas e a do lado direito apertou, sem querer, uma tecla e apagou todo o texto digitado, mas foi permitido que ela digitasse o texto novamente.

Anônimo disse...

Alguém saberia responder se os espaçamentos também são contados no número de caracteres do texto a ser digitado ?

Camisa9 disse...

Então pode usar o "delete" e o "backspace" à vontade e também pode voltar no texto?

E quando vc termina pode-se revisar o texto, antes de realmente dizer pro fiscal: - Eu terminei!?

Ex-crevente disse...

Vania,

Vc saberia me dizer se os erros que de tecla, aqueles vc corrige com o backspace, sao contabilizados? Como eh calculada a nota?

Eu dgito rapido mas com erros que corrijo imediatamente. Cinco letras certas pra um erro.

Anônimo disse...

O texto digitado será em word ou bloco de notas?
Será possível corrigir o texto durante a digitação ou após a conclusão,alguém sabe me informar?

Shelly disse...

Fiz a prova de digitação na capital:

- espaços também são contados;
- é possível corrigir o texto a qualquer momento (dentro dos 12 min, claro!) q não será contabilizado como erro;
- o programa é parecido c/ o bloco de notas;

Vc não precisa dizer q terminou de digitar o texto. Caso termine antes dos 12 min, deve apenas esperar (ou aproveitar p/ corrigir erros)!
Cuidado c/ o "enter"!! No texto da prova da capital não havia parágrafos.

Acho q é isso...

Anônimo disse...

Como faz para colocar a régua?
Juro que até hoje não entendi porque ela é tão útil para não "pular as linhas". Alguém sabe me explicar?
Valeu!!!!!

Gislaine disse...

A RÉGUA É PARA VC NO PAPEL IR SE "LOCALIZANDO" NO TEXTO, POIS NA HORA DO NERVOSO VC ACABA PULANDO LINHA...SOU ESCRIVÃ DE POLÍCIA E FIZ A PROVA DE DIGITAÇÃO QUE ERA TBEM UMA DAS FASES...O IMPORTANTE DE TUDO MESMO É TRANQUILIDADE...PODE SER O MELHOR DIGITADADOR DO MUNDO, SE ESTIVER NERVOSO, JÁ ERA...UMA DICA...PAGUEI UM CURSO VIP EM UMA ESCOLA DE INFORMÁTICA, O PROGFESSOR ME DEU AS DICAS QUE ME AJUDARAM MUITO...AS FAMOSAS TECLAS DE ATALHO...ME AJUDARAM PRA CARAMBA NO MEU TEXTO...E HOJE SOU UMA FELIZ POLICIAL COM MUITO ORGULHOOOOOO...QQ COISA É SÓ DEIXAR RECADO NO MEU EMAIL giz_agudo@hotmail.com
Espero ter ajudado...bjsss

Patybrasil disse...

Olá, pessoal! Durante a digitação você nem precisa usar o ENTER, vai digitando que o programa organiza as linhas... Fiz sem régua, mas a régua pode ajudar, pois trará mais tranquilidade, o tempo permite digitar sem correria, porque assim se errará menos... Detalhe:cuidado com as maiúsculas, quem está acostumado em digitar de maneira programada após ponto final, pois o programa exige que se faça a maiúscula...

Anônimo disse...

Olá, alguém pode me dizer se a palavra digitada errada aparece sublinhada?

Obrigado

Tri disse...

Caros amigos que já fizeram a prova de digitação, obrigada pela força! Por favor respondam: no texto aparecem números, porcentagens e outros símbolos? E palavras em inglês?

Desso disse...

Shelly disse tudo!
O teste permite um aquecimento de 5 min. e, em seguida, o teste, pra valer, de 12min.
também fiz o teste na Capital. Pensei que seria um bicho-de-sete-cabeças, mas não foi!
Só tomem cuidade com as teclas ESC e a tecla TAB (Tabulação). Não devem ser usadam, EM HIPÓTESE ALGUMA!
Quanto ao BACKSPACE e DEL (ou DELETE), podem ficar à vontade. Como o texto não tem parágrafos, não precisa teclar ENTER ao final de uma linha. É tudo junto!
Outra coisa! Navegar dentro do texto com as setas é permite até porque facilita o acesso à palavra que se quer corrigir.
Volto a repetir: NÃO USEM AS TECLAS ESC NEM TAB. Elas encerram a digitação. Se pressionar ESC o texto é cancelado. Se pressionar TAB, o cursor é posicionado num botão para finalizar a digitação: É um passo para o cancelamento do texto.
Boa sorte aos que passaram para a segundona!

Desso disse...

Um último detalhe:
O texto é escrito numa folha que será entregue a você antes da digitação oficial.
UMA RÉGUA é um bom aliado para não se perder. Se desejar...
Tomem bastante cuidado com as palavras estranhas ao vocabulário do seu cotidiano, pois podem soar conhecidas e você digitá-las de maneira errada.
O tempo de 12min., para quem não ficar nervoso, permite uma rápida lida no texto digitado e até mesmo uma correção através das teclas BACKSPACE, DEL com o auxílio das setas. Nada mais!
NÃO EXISTE CORRETOR ORTOGRÁFICO DURANTE A DIGITAÇÃO, ou seja, a palavra errada não ficará sublinhada, muito menos piscando para você corrigí-la! É um alerta a quem está viciado no WORD ou em outros editores de texto!
Agora sim!
BOA SORTE a TODOS!
Deixa eu ver se esqueci alguma coisa....

Camisa9 disse...

Valeu Galera Pelas Dicas

então desso nd de Esc
nd de Tab
Nada de pressionar ENTER pq não tem parágrafos, certo!

Desso disse...

Ah! sim! lembrei de outra coisa:

O texto pode até conter símbolos, números e até mesmo palavras em inglês. Mas acho difícil que isso aconteça pois o texto trata do cotidiano do nosso país.
Por exemplo: A última prova de digitação, na Capital, tratou do assunto sobre a dengue, no Brasil, e citou a palavra Aedes Aegypti, nome dado ao transmissor da doença, no texto.
De qualquer forma, como estamos num mundo globalizado, não descarto a hipótese de aparecerem palavras estranhas ao nosso vocabulário, uma vez que o que se deseja é saber se você está atento ao que escreve e como escreve.
Para quem escreve e corrige ao mesmo tempo, tudo bem! Confie "no seu taco!". Para quem escreve e corrige no final, só tome cuidado com o uso das teclas de movimentação e correção. É porque o texto, conforme a manobra das correções, fica se mexendo na tela obrigando você a reler o que corrigiu!

Hum! Deixa-me ver....

Ah! Após o término da digitação, os candidatos permanecerão sentados, aguardando, para que os fiscais imprimam o que foi digitado, a fim de observar quantos erros foram cometidos. É a hora da verdade!
Espaços a mais ou a falta deles são contabilizados como erro, senão não haveria necessidade de espaçar a palavras para um bom entendimento, não é verdade?
O candidatos devem ler com atenção a página impressa pelos fiscais e devolvê-la ao final de 5min. (mais ou menos, não lembro). Mas, devem devolver o documento que conterá inclusive, o nome dos candidatos para não haver confusão!
É moleza! Muito mais fácil que a prova objetiva que todos fizeram!

Ufa! Acho que é só!

Cássia disse...

Eu não entendi. Depois do ponto final, tem que iniciar a frase com letra maiúscula, ou o programa faz isso?

alice disse...

Valeu pelas dicas!!!!!
Mais algumas dúvidas. Na prova precisava de algum tipo de formatação do texto, tipo:justificar, negrito, sublinhado, etc.??