segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Texto da Digitação do TJSP

A ternura, a tristeza, a resignação ou o ressentimento de quem conversa por meio do computador podem ser identificados por meio de um software desenvolvido por engenheiros chilenos. O programa está sendo divulgado como uma novidade que pode mudar de maneira radical os sistemas de troca de mensagens instantâneas. O instrumento, criado pelos engenheiros Roberto González e Edmundo Leiva, pode detectar em tempo real sete emoções (ternura, tristeza, alegria, surpresa, medo, repulsa e neutralidade) e quatro estados de ânimo básicos (resignação, ressentimento, tranqüilidade e ambição). O software funciona de maneira simples, usando a biometria - estudo estatístico das qualidades físicas do ser humano. Uma webcam capta imagens do rosto do usuário, que, em seguida, são processadas. Em uma fração de segundo, aparece um desenho na tela do computador indicando o estado de ânimo expressado naquele momento pela pessoa fotografada. "Funciona basicamente como um espelho tecnológico", resumiu um dos idealizadores do programa, o engenheiro Edmundo Leiva, diretor do Departamento de Engenharia da Universidade de Santiago do Chile. Segundo Leiva, o programa acerta, em média, em 71% das vezes. “Ainda que a efetividade não seja 100%, porque para isso seria necessário medir outros fatores biométricos como o suor ou a respiração, o resultado nos deixa muito satisfeitos", acrescentou o engenheiro. O software foi desenvolvido a partir de uma base de dados com milhares de rostos elaborada por especialistas, com fotos de pessoas de diferentes raças, culturas e gêneros. O programa se concentra principalmente em 13 características do rosto humano, como a junção dos lábios, as sobrancelhas e a abertura dos olhos. Algumas pessoas são bastante introvertidas quando conversam cara a cara, mas quando se fala com elas por chat, parecem ser outras pessoas. Tais indivíduos projetam uma personalidade diferente no mundo virtual, escondidos atrás de um nick.

* texto enviado por Edvaldo Júnior. Foi utilizado na prova de digitação do TJSP (12 minutos para o texto acima). Basta então agora copiar, colar, imprimir e fazer o simulado/exercício.

10 comentários:

KKHA disse...

Mas este texto possui 1949 caracteres...

DANIEL disse...

Concordo com você kkha. Alguém que prestou a prova do dia 09/12 poderia nos dizer se o texto foi "aproximadamente" do tamanho deste divulgado pelo Prof. Douglas? Obrigado.

Edvaldo Jr disse...

O texto foi adaptado, foi este texto mas sem algumas informações.
200 caracteres dá umas 3 linhas aproximadamente formatando-se uma folha A4 no word com margens de 2,5 cm com fonte Courrier New tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas. Eles nos deram para digitar o texto impresso nessa formatação.

Anônimo disse...

O texto que me deram foi outro... começava falando sobre o dia do professor e jardim de infância!!

Anônimo disse...

deixe eu ver se entendi...nao foi esse texto todo??

é isso??...alguem pode me responder??

Prof. Douglas disse...

O texto acima foi editado - retiradas algumas frases - para atingir o tamanho indicado no edital.

É isso aí.

Prof. Douglas disse...

São vários textos utilizados na prova... Um deles foi o acima.

Anônimo disse...

Professor Douglas de onde vem esse texto ? Qual concurso? O texto que eles entregam é uma única coluna? Ou é igual revista em colunas? Pergunto isso pois a última forma é mais fácil de se perder.

Anônimo disse...

Professor Douglas de onde vem esse texto ? Qual concurso? O texto que eles entregam é uma única coluna? Ou é igual revista em colunas? Pergunto isso pois a última forma é mais fácil de se perder.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se posso fazer uso de regua para a prova de digitação?