sexta-feira, 10 de outubro de 2008

CONCURSANDA APROVADA: DICAS DE REDAÇÃO

A redação tem sido exigida em muitos concursos públicos, tanto de nível médio como de nível superior, e é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes da prova, uma vez que tem grande peso e caráter eliminatório. Então, atendendo a pedidos de colegas, seguem abaixo algumas dicas para elaborar uma boa redação:

1- Jamais use a primeira pessoa do singular. Os verbos adequados são aqueles na terceira pessoa do singular: percebe-se, admite-se, compreende-se. A redação deve ser impessoal.

2- Preste atenção à elaboração do primeiro parágrafo. É nele que você irá definir o ponto de vista que será defendido em seu texto.

3- Planeje seu texto. Trace um esquema, visualize a estrutura de sua redação. Dessa maneira, não há como se perder.

4- Em cada parágrafo, procure elaborar de dois a três períodos. Não redija períodos excessivamente longos ou curtos.

7- As palavras abstratas podem ser utilizadas sem prejuízo ao texto, desde que apareçam no singular. Exemplos: “Diminuir a maioridade penal não irá reduzir o crime” (em lugar de “os crimes).

8- Não escreva um texto “sujo”, repleto de marcas gráficas como interrogações, exclamações, travessões e aspas. Eles interrompem o fluxo de leitura do texto.

9- Respeite as margens e indicações de parágrafo.

10- Revise seu texto. Observe se a norma culta foi utilizada. Verifique se há erros quanto à pontuação, ortografia, acentuação, vocabulário, concordância, regência e construção do período.

11- As redações devem ser desenvolvidas em torno de um tema proposto pela comissão de avaliação. Leia a proposta com muita atenção e fiscalize-se para não fugir dela sob nenhuma hipótese.

Como em qualquer outra disciplina, a redação também exige muito treino. Fazer uma redação por semana e adquirir ou intensificar o hábito da leitura também são grandes aliados nessa batalha.

Espero ter ajudado.

Um excelente fim de semana a todos!

Simone Hartmann

11 comentários:

Anônimo disse...

Simone,diz uma coisa pra mim...Vc aprendeu a escrever bem seguindo essas regras?Ai,eu acho redação um caos total...rsrs.Valeu pelas dicas!
M

Anônimo disse...

SIMONE
VOCE TEM RAZÃO QUANDO FALA DO HÁBITO DA LEITURA.É IMPORTANTÍSSIMO!!!MUITO LEGAIS OS TOQUES,COM CERTEZA VÃO AJUDAR SIM.
MARCELO

Anônimo disse...

Essa Si é show de bola messsssssmo.
Valeu,amiga!!
Mi

Anônimo disse...

VC VAI FAZER PRA ANLISTA????????
XIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Anônimo disse...

Como professor,já conheci todo tipo de aluno,mas a Simone é uma aluna diferente,que marca.Essa vontade que ela tem de ajudar surpreende até nós,professores.Conheço-a há pouco tempo,mas posso dizer que tenho grande admiração por ela.
Parabéns,Simone,pela colaboração no blog do professor Douglas.Tenho certeza que você cativou não só a mim,mas a muitas outras pessoas.

Ronaldo Lemos disse...

Redação é isto mesmo: muita leitura e prática. Não dar para dissociar leitura do ato de escrever, ambos andam juntos. Parabéns pelas dicas.

Anônimo disse...

JÁ GANHOU MAIS UM PROFESSOR FÃ,SIMONE?QUEM É???

Anônimo disse...

Fã nada,deve ser paixão mesmo!!!rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Gostei das dicas.Muito obrigado.
Samuel

Anônimo disse...

Ei anônimo!Vai cuidar da sua vida e deixa a da Simone em paz!Que coisa chata!Ela pode sair com quem quiser,oras bolas,a vida é dela!Se tem alguém gostando dela,que sorte.
Credo,quanto olho gordo na coitada.Liga não Simone.

Anônimo disse...

Simone, obrigada pelas dicas.
E parabéns pela boa vontade em escrever neste blog tão visitado por concurseiros de todo o Brasil.