quarta-feira, 22 de outubro de 2008

CONCURSEIRA CONVIDADA – ALGUMAS DICAS ÚTEIS

Olá, pessoal que visita sempre o blog do Professor Douglas. Eu sou Raquel Monteiro ou Raquel Solitária, como preferirem. Escrevo semanalmente para o Concurseiro Solitário, o mesmo que o Charles Dias (colunista daqui e de acolá) escreve.

Depois de diversos convites do Douglas para escrever aqui como convidada que eu declinava com dor no coração, pois sempre queria arrumar um tempinho para prestigiar tão honroso convite. Tempo de concurseiro é muito curto porque é muita coisa para estudar e ainda temos que equilibrar toda uma vida paralelamente.

Bem, mãos à obra! Hoje, gostaria de dar não uma, mas duas dicas a vocês concurseiros. A primeira delas é sobre como escolher um livro para estudar para concursos. Toda vez que passo por aqui, vejo uma pergunta ao Douglas sobre livro indicado para esse ou aquele concurso. Há pessoas que ficam em dúvida sobre se estudam ou não por apostilas.

Apesar de o Charles Dias também ter tratado do mesmo assunto em artigo pretérito, eu considero importante também dar meus pitacos. Primeiro, eu vejo que os concursos estão cada vez mais complexos e acho que, ao estudar por uma apostila apenas, o candidato ao cargo vai acabar intuitivamente sentindo falta de um "algo mais" na sua preparação. Então, penso que apostila é material complementar. E claro: tenha cuidado com a procedência desses materiais, pois alguns vêm repletos de erros e defasagens.

Ao escolher um livro, dependendo do tipo de concurso que vá prestar, um livro de uma editora consagrada especializada em concursos pode ser interessante, pois vai em cima da "ferida" (risos). Esses tipos de livros abordam os pontos mais fortes e a ênfase do concurso que vá fazer.

Se você vai estudar para cargos de nível superior como eu (Procuradorias, Advocacia Pública, etc.) recomendo livros que se aprofundem um pouco mais no assunto. Não é uma profundidade muito grande, mas não são livros-resumos como são os de concursos para nível de Ensino Médio.

Bem, é apenas minha opinião, pois escolher livro é algo muito pessoal. O livro que é bom pra mim pode não ser bom pra você. Cada um está acostumado a um tipo de discurso. Se bem que tudo é uma questão de costume e devemos sempre nos forçar a aprender a coisas mais difíceis, pois o cérebro humano é movido a desafios.

A outra dica valiosa e que dá resultados muito bons é usar o MSN, Skype, Chat do Gmail, Meebo, etc. não só pra papear, fazer fofoca e falar mal da vida dos outros (risos). Aconselho a usar esse instrumento de comunicação para estudos. Vivemos na era da revolução da informação e devemos tirar proveito dela. Então, junte-se a algum amigo concurseiro que estude com seriedade e elabore exercícios enquanto estuda alguma matéria teórica. Dando asas à imaginação, você poderá fazer exercícios com modelo CESPE, Fundação Carlos Chagas, Consulplan, Cesgranrio, Cetro e outras bancas.

O método consiste em, você estudar a matéria teórica sozinho durante o dia e, ao final dele, quando estiver cansado , à noite por exemplo (eu não consigo estudar), você manda em tempo real um exercício para o amigo resolver. Enquanto isso, ele manda os que ele elaborou para você. Quando qualquer um de vocês erra, o outro que elaborou a questão explica onde ele errou. Esse modo de estudar eu apelidei com um nome metido a besta: Quiz Jurídico.

Resumo da Ópera: Achar um livro para chamar de seu e encontrar um método de estudos que nos agrade é algo muito pessoal, mas nada impede que outras pessoas que encontraram o seu dêem idéias. Espero tê-los ajudado a fazer brotarem idéias para achar os seus.

Raquel Monteiro é advogada, convidada da semana para esse blog e escreve semanalmente para o www.concurseirosolitario.blogspot.com

3 comentários:

Caio disse...

tos amigos concurseiros no msn... vou tentar por a ideia em pratica

Turma Regular Glioche agosto de 2008 disse...

Caio, a idéia é boa mesmo. Tem dado muito certo comigo.

Raquel Monteiro
http://concurseirosolitario.blogspot.com/

Camisa 9 disse...

Excelentes dicas...eu deveria usar o msn e o orkut para estudos, mas o uso apenas pra bater papo à-toa rsrs, uso apenas uns 10% para estudos, atualizações e etc...

Bons estudos, Rachel.