sábado, 17 de outubro de 2009

Questão 71 da Prova 3 - TJSP Oficial de Justiça

Recebo email da Profa. Moema - Atualidades -, alertada pela aluna Vanessa, dando conta de que o gabarito da questão 71 está equivocado, apontando como correta a alternativa A, quando, na verdade, é a B.

Alguém mais notou este detalhe no gabarito oficial da prova 3, questão 71?

20 comentários:

Anônimo disse...

qual prova 1,2,3,4?

Leandro disse...

A cada dia me surpreendo mais!

Quer dizer então que o G-20 é um organismo informal, dirigido pelo BRIC – Brasil,
Rússia, Índia e China – e defensor do liberalismo econômico
e político????????

Depois a Vunesp é que não sabe fazer prova!!!

Letícia disse...

professor, mas fala pra gente o assunto da questao...

Pq se for aquela questao do G-20.. eu até falei com vc no msn q eu achava estranho, mas nao tinha o e-mail da prof Moema!

ialeph disse...

1. Quando e por que foi criado o G20?

O G20 foi criado em 1999, ao final de uma década marcada por turbulências na economia (na Ásia, no México e na Rússia). Além de resposta a essas crises, a formação do grupo foi uma forma de os países ricos reconhecerem o peso dos emergentes, que se mostraram capazes de ameaçar os mercados com suas instabilidades. O G7 - bloco de nações mais desenvolvidas do planeta, que agrega agora a Rússia - já se reunia para falar de economia desde 1975. Mas, com os distúrbios da década de 1990, passou a abrir a discussão a países em desenvolvimento. Em 1998, reuniões mais amplas que as do G8, com até 33 países, deram início à inserção dos emergentes na conversa. O movimento resultaria na formação do G20.


• topo


2. Quais nações compõem o grupo?

Ministros da área econômica e presidentes dos bancos centrais de 19 países: os que formam o G8 e ainda 11 emergentes. No G8, estão Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. Os componentes do G20 são: Brasil, Argentina, México, China, Índia, Austrália, Indonésia, Arábia Saudita, África do Sul, Coréia do Sul e Turquia. A União Européia, em bloco, é o membro de número 20, representado pelo Banco Central Europeu e pela presidência rotativa do Conselho Europeu. O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, assim como os Comitês Monetário e Financeiro Internacional e de Desenvolvimento, por meio de seus representantes, também tomam assento nas reuniões do G20.

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/g20/g-20.shtml

Letícia disse...

ahuaha sabia que o leandro ia estar aqui.. hahahuahauahau!


Existem dois g-20!!!!

Letícia disse...

entao ialeph..
no texto que vc colocou fala 11 emergentes, na questao fala EMERGENTES MAIS RICOS.. tá errado!
Tem emergente mais rico que a argentina que nao faz parte do G-20.

drê disse...

olá... alguém enviou recurso pra essa questão????

Fernando disse...

Douglas...a questão é o seguinte...


O BRIC faz parte do G20...

Porém não existe em nenhum lugar dizendo que o g20 é um organismo INFORMAL, e que quem dirige ele são os membros do BRIC.

Veja essa matéria:

Fundado para ser um fórum de debate entre países desenvolvidos e emergentes, o G20 tem por tarefa buscar soluções para contornar crises financeiras.

Criado em 1999, o Grupo dos 20 reúne os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais de 19 países: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, além da União Europeia, representada no grupo pelo presidência rotativa de seu Conselho e pelo Banco Central Europeu.

Oficialmente, o G20 pretende ser um fórum que promove "uma discussão aberta e construtiva entre os países industrializados e emergentes a respeito de assuntos-chave relacionados à estabilidade da economia global", como informa o website do próprio grupo. Os países que formam o G20 são responsáveis por mais de 80% da economia mundial.

O G20 foi criado como resposta às crises financeiras do fim do anos 1990, mas, teoricamente, também como reconhecimento de que o grupo de países emergentes, do qual faz parte o Brasil, não estava participando de forma adequada das discussões globais econômicas e sobre governança.

Ao contrário de instituições internacionais como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, o G20 (assim como o G7, grupo dos sete países mais ricos do mundo), não possui uma equipe própria. Sua presidência é rotativa, sendo assumida anualmente por um país-membro diferente, que por sua vez é selecionado alternadamente entre as diferentes regiões do planeta.


Veja bem... Como dizer que um GRUPO formado por 20 paises, cuja presidencia é rotativa é dirigido pelo BRIC e ainda por cima é um organismo INFORMAL?

Se ele foi fundado, tem um presidente rotativo.. fica dificil dizer q ele é informal e muito menos que seja dirigido pelo BRIC certo?

caso queiram ver a matéria:

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4135671,00.html

Fernando disse...

Caso alguém ainda ache que o BRIC comanda o g20.

O Brasil, a Rússia, a Índia e a China consideraram nesta sexta-feira que é "muito cedo" para falar do fim da crise econômica mundial; e dirigiram um apelo ao G20 para acelerar a reforma das instituições financeiras, em comunicado publicado paralelamente à reunião das grandes potências do G20, em Londres.

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/09/04/paises+do+bric+pedem+ao+g20+acelerar+a+reforma+das+instituicoes+financeiras+8271965.html

Leandro disse...

Leticia vai estudar... vc chora mto!

Letícia disse...

vaaai vc idiota!

Má Garcia disse...

Tanto o G-8 como o G-20 não têm sede própria, orçamento nem equipe permanente. É sobretudo um espaço para os líderes de nações importantes se encontrarem pessoalmente com certa frequência, afim de debater os problemas mundiais.
Em meio à crise mundial, as atenções voltam-se para as discussões e decisões tomadas nas reuniões do G-20, grupo informal que reúne os principais países ricos e as maiores economias em desenvolvimento.
Com a crise afetando de modo mais severo as economias desenvolvidas, a dos países emergentes - incluindo Brasil, Índia e China - ganham importância.

Fonte: Guia Atualidades. página 121

Acredito que o "dirigir" faça referência ao novo cenário econômico mundial em que economias como China, Brasil e Índia são importantes e têm um efeito na economia mundial maior do que muitos outros que estão no G-8.

Leandro disse...

E os Brics são defensores do liberalismo econômico e político.

A China, p. ex., defende o liberalismo político???

O massacre de Tianamen, o bloqueio de visitantes ao Tibet, o forte controle na mídia e restrição à internet... e dá pra imaginar a China defendendo o liberalismo político.

Quem faz essa defesa são os países ricos.
A única defesa que os Brics fazem é a abstenção das práticas protecionistas, utilizadas nos países ricos.

Dá pra imaginar que um grupo voltado ao debate econômico possa ser DIRIGIDO por países pobres, e as economias secularmente dominante no cenário internacional tenha que se submeter às diretrizes dos emergentes?

Existe algo no mundo que é dirigido pelos países pobres? nada!!!

A imprensa começou a divulgar que os países ACABARAM de ganhar um espaço maior, mais importante ná economia mundial (não tem 2 meses isso). Essa percepção foi depois da última reunião do G20, na Dinamarca, pq os países emergentes saíram mais rápido da crise. E SÓ!
Ganhar um espaço maior quer dizer que o G8 não tem mais razão de ser, pq não se pode mais excluir os emergentes do debate sobre economia mundial, e então o G20 é o forum mais realista na atualidade. Mas daí dizer que os emergentes controlam... é só ver as sedes dos encontros... Londres, NY, Dinamarca... e uma vez em SP.

Anônimo disse...

Leandro = Taturananegra
Fake

Leandro disse...

:D ahahahaha...

Letícia, pq vc me odeia tanto???

Leandro disse...

:D ahahahahahaha

Letícia, pq vc me odeia tanto?

Leandro disse...

Um anônimo dizendo que eu sou fake!

ahahahahahahaha

Letícia disse...

acho q é pq vc é legal!!! =)

Letícia disse...

acho q é pq vc é legal!!! =)

Leandro disse...

Então vc deveria me amar!