terça-feira, 16 de março de 2010

Coluna da Raquel

"É tudo novo de novo"




Eu sempre insisto no nome dessa música, pois a carrego como lema em minha vida. Parece enfadonho, mas sempre digo que a vida concurseira é cheia de passos atrás.



São passos que nos permitirão caminhar à frente. Por isso, quando me deparo com a missão de reler um livro que já foi devorado por mim, a experiência é única. Quando preciso refazer aquela prova em que fui mal ou na qual errei bobagens, a experiência é singular. Quando necessito estudar no mesmo curso em que estudei antes, aquilo é novo!



Pode parecer igual à primeira vista, mas não é. Lançamos um olhar diferente nessa vivência. Conseguimos visualizar coisas não vistas antes. Percebemos que estávamos menos experientes antes. Enxergamos minúcias antes não tão claras. Essa nova vivência apenas faz lembrar como foi o passado, mas é algo inédito.



Esse passo que mais parece ser para trás, na verdade, é um passo ao lado, um desvio que nos leva à frente. Quem disse que o caminho para a vitória seria linear? Com o tempo, vemos que há altos, baixos, labirintos e, também, as estradas ao lado que levam ao caminho à frente. É isso que representa a metáfora refazer coisas para melhorá-las.



Insistir nos meus sonhos, ouvir opiniões desconfiadas e, ainda assim, continuar também é um passo ao lado para dessas ideias me desviar. É preciso dar um passo atrás, passo ao lado e, depois, dar um passo à frente. Deixemos as pessoas falar porque todo mundo tem uma opinião sobre tudo. São posições não necessariamente corretas entretanto. Precisamos, também, nos ouvir um pouco. Afinal, nossa intuição às vezes acerta.



Que façamos tudo novo de novo quando for necessário!
 
 
 
Raquel Monteiro.

5 comentários:

Kátia Ito disse...

Minha querida...como sempre você foi muito feliz em suas palavras. E se me permite gostaria ainda de acrescentar que todos os dias Deus nos dá a oportunidade de refazermos os nossos passos, de mudar a nossa história porque a vida se renova a cada manhã...
Uma semana abençoada a todos e especialmente a você, Raquel.

Abraços da amiga joseense,
Kátia.

Anônimo disse...

Douglas saiu concurso Aneel...

Celina disse...

Concordo plenamente!!! E é exatamente nesse "refazer" que a gente se enriquece, aprende, fixa e segue adiante. O importante é "andar com fé, que a fé não costuma falhar"...

Raquel Solitária disse...

Obrigada, pessoal, pelo carinho de vocês! Andarei com fé, pois ela não costuma falhar!


Raquel Monteiro

Anônimo disse...

Raquel, ótimo texto como sempre...hehehe.
Parabéns!

Jerry Lima