quinta-feira, 18 de março de 2010

Coluna do Jerry

Escravo do Tempo ou Senhor Dele?




Quantos foram os planejamentos que fiz e não consegui cumprir por faltar aquele elemento imprescindível na vida do concurseiro: tempo? Reiteradamente deixei a desejar em meus estudos com a desculpa (sim, desculpa) de ter que trabalhar, não sobrando TEMPO para estudar. Além do mais, não sou somente candidato; sou também motorista (levo e trago meus familiares para vários lugares), advogado, parecerista, professor e tantas outras funções que adquirimos ao longo do tempo.



Ah...tempo. Quanto o queremos, quanto o desejamos! Passamos anos e anos lutando para que haja mais algumas horas, minutos e segundos para que possamos caminhar cada vez mais para perto da nossa aprovação, do nosso tão almejado cargo...o serviço público! Que sonho.



Mas paremos por alguns instantes e saiamos dessa posição de sujeito (ou como queiram vítima), para observador. Sim. Pensemos por alguns instantes se realmente somos escravos do Tempo ou Senhor Dele.



Primeiramente, quando você está a estudar sente como que obrigado ou acha prazer naquilo? Acha impossível ter prazer no ato de estudar? Então, meu amigo, demorará muito mais para ser aprovado. Pesquisas apontam e confirmam que quando se lê algo com prazer, com vontade de estar ali fazendo aquilo há uma facilidade maior para que o nosso cérebro compreenda e memorize aquilo, pois ele (cérebro) “entende” que é muito importante de tal maneira que há o emprego de uma energia maior para tentar não esquecer aquilo. Diferente de quando pegamos algo por obrigação e “não vemos a hora de sair daquele lugar para irmos fazer outra coisa”. Dessa forma, o cérebro “entende” que aquilo é desnecessária a memorização eliminando rapidamente da nossa mente.



Por segundo, não sei em qual situação você se encontra hoje: de alguém que precisa mais do que depressa ser aprovado em concurso por algum motivo; ou de alguém que apesar de estar insatisfeito com a sua posição é possível permanecer por ela por mais algum tempo. Para esses dois tipos de pessoa eu digo: seja Senhor do seu Tempo! Como? Usando a tranquilidade e paciência. Não corra com as coisas; quase sempre a pressa é inimiga da perfeição. Já que você terá que estudar, e aprender muito bem tal ou qual matéria, o faça com qualidade e sem afobação. Assim você será Senhor do Tempo. Pois não é ele que te escravizará, mandando você estudar correndo tudo aquilo que necessita, com má qualidade, visando somente quantidade. Seja Senhor do Seu Tempo. Mas antes, seja Senhor da Sua Vida. Assim, você estará cada vez mais preparado para alcançar finalmente os louros da vitória.



Jerry Lima, um Concurseiro Profissional

2 comentários:

Raquel Solitária disse...

Jerry, como sempre é o "senhor" dos artigos. Muito apropriado esse tema! Continue sempre escrevendo tão bem!

Raquel

Anônimo disse...

Obrigado Raquel. Se Deus quiser terei inspiração para muitos artigos ainda!

Jerry Lima