terça-feira, 27 de abril de 2010

Novela da Aprovação: A temida perícia médica!!!

Olá amigos concurseiros!!! Cumprindo a promessa da semana passada, venho contar a saga da perícia médica. E tenho boas notícias: é possível, na imensa maioria das vezes, sair com o tão sonhado “apto” no formulário médico... É só tomar alguns cuidados, fazer todos os exames com a antecedência necessária, e ficar calmo, senão a pressão arterial sobe mesmo. E se subir um pouco, relaxem, os médicos sabem do nosso nervosismo.



Eu já estava lá desde às cinco da manhã (primeira a chegar), ansiosa como sempre. As portas se abriram às sete horas em ponto, e o segurança organizou duas filas. Uma para os que estavam fazendo perícia para afastamento/ aposentadoria, e estavam ali pra provar a doença, e outra para os que estavam ali pra ingressar no serviço público (diversos cargos), e estavam ali para provar a plena saúde. Primeiro chamaram os “saudáveis”. E eu puxando a fila, toda feliz.



Lá dentro dividiram a fila dos saudáveis em duas: uma para os que estavam lá pra retorno, e outra para os que estavam chegando ali para primeira perícia. Nos dirigimos para o primeiro andar, nos sentamos em fileiras de cadeiras (umas oitenta pessoas na primeira leva) e aguardamos o encaminhamento para os médicos, PELA ORDEM QUE O DPME GUARDOU OS FORMULÁRIOS!!! Portanto, galera ansiosa como eu: Fica na cama até mais tarde que você ganha mais. Fica a dica!



Quando eu fui levar os documentos no RH do TJ/SP (contei essa história na semana passada), respondi um questionário sobre toda a minha vida, de histórico acadêmico à saúde própria e da família. A parte que fala da saúde, a gente leva antes para o DPME junto com guia médica com o agendamento da perícia. É a isso que eu me refiro quando falo em formulários, e é exatamente isso que define a ordem que você vai ser atendido na perícia.



Em meia hora fomos encaminhados, novamente em fila, para o atendimento médico. Lá a fila se dividiu. Uma parte para o oftalmologista, outra para o clínico geral e mais uma, só de mulheres, para a ginecologista. Eram dois médicos de cada especialidade atendendo.



Passei primeiro pelo oftalmologista. Quem usa óculos, faz o exame de óculos, sem nenhum problema. Uma colega de aflição, digo perícia, foi retida. Teve que remarcar a perícia com o “oftalmo” e refazer o grau dos óculos. Mas acredito que ela não terá problemas da próxima vez. Nesses casos a posse é prorrogada pelo RH. Eu passei pelo “oftalmo” sem problemas. Exame clássico de ler as letrinhas. Primeiro tapa um olho e lê com o outro, depois inverte. Errei uma letra, o médico pediu pra eu ler de novo, eu li corretamente e ele me classificou como apta. Ele não dá o resultado na hora, mas como eu perguntei, ele falou que eu estava apta.



Depois que a primeira leva, que passou pelo mesmo médico que eu, foi atendida, uma funcionária recolheu todos os formulários e nos encaminhou para o próximo médico. Dessa vez fui para a ginecologista. Viu meu papanicolau, minha colposcopia e a biópsia, porque apareceu uma manchinha no colo do meu útero. Disse que estava tudo ok e que eu estava apta. Importante frisar para as meninas que se aparecer alguma mancha na colposcopia, como foi o meu caso, não se desesperem, mas FAÇAM A A BIÓPSIA E LEVEM NO DIA! Geralmente essas manchinhas são cicatrizes normais, quase toda mulher tem, especialmente se já passou por cauterização. O problema é não fazer e não levar a biópsia. Duas colegas foram retidas e tiveram suas perícias remarcadas com a ginecologista porque não levaram. A biópsia é feita na hora, junto com a colposcopia, não dói nada (juro por Deus, o colo do útero não tem sensibilidade!), e se você não fizer vai ter que repetir a colposcopia ( pagar o exame duas vezes à toa). Ah, as mulheres com mais de quarenta anos tem que levar mamografia, as mais jovens não. A ginecologista faz pergunta sobre cirurgias (inclusive silicone) e filhos.



Finalmente, depois que toda a mulherada passar pela “gineco”, a funcionária recolhe novamente os formulários e encaminha para o clínico geral, o último médico. Nessa hora eu dei azar, e mandaram o meu formulário de novo para o “oftamo”. Como eu estava esperta, logo percebi, e fui atrás. Percebi porque na frente de cada formulário tem uma foto três por quatro nossa. Aqui, outra dica: É muita gente pra ser atendida junto, então vale a pena prestar atenção para não perderem seu formulário.



Corrigido o erro, formulário na fila certa, passei pelo clínico geral. Mediu a pressão, fez uma série de testes, mandou agachar, levantar, ouviu pulmão, coração, viu as canelas (acho que pra ver se a pessoas tem varizes, mas não tenho certeza). Eu consegui espiar no formulário que a minha pressão deu doze por sete e que o médico escreveu apta . Ah, ele também olhou os exames de sangue e fez anotações.



Depois disso, a gente aguarda um pouco pra ser liberado por outra funcionária, que informa que de três a cinco dias úteis os laudos periciais ficam prontos e que é pra gente ligar no RH pra saber o resultado e a data da posse. Todos os exames, exceto o Raio X de tórax ficam no DPME. Fui liberada às onze e vinte da manhã. Semana que vem eu conto se deu tudo certo, mas acho que vai dar. Qualquer dúvida ou esclarecimento, postem comentários que eu respondo.



Segue abaixo a lista de exames pedidos pelo TJ e o prazo de validade dos mesmos, atendendo ao pedido da leitora Paula.



Saudações concurseiras!



Karina Palacio Cunha


Exames Laboratoriais:
Hemograma completo – validade de 30 dias;
Velocidade de hemossedimentação – validade de 30 dias;
Glicemia de jejum – validade de 30 dias;
Uréia e creatinina – validade de 30 dias;
TGO – TGP- Gama GT – validade de 30 dias;
Tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) – validade de 30 dias;
PSA – validade – 180 dias – para homens;
Urina tipo I – validade – 30 dias;
Raio x de tórax com laudo – validade – 30 dias;
Eletrocardiograma (ECG) com laudo – validade – 30 dias;
Colpocitologia (papanicolau) – validade – 360 dias para mulheres até 50 anos e – 180 dias para as acima de 50 anos;
Colposcopia – validade- 360 dias para mulheres de até 50 anos e – 180 dias para as acima de 50 anos;
Mamografia – Para mulheres de 40 a 50 anos de idade – validade 360 dias. Para mulheres acima de 50 anos – validade de 180 dias.

17 comentários:

Raquel Solitária disse...

Parabéns pelo serviço de utilidade pública. Como sempre, você nos ajuda muito com seus artigos.

Agora, mudando de assunto, recomendo aos leitores que confiram a Revista do Concurseiro Solitário para a qual contribui com um artigo de minha autoria: http://www.revista.concurseirosolitario.com.br/PDF/Revista_Concurseiro_Solitario.pdf

Um abraço!
Raquel Monteiro

Paula disse...

Oi Karina!!!!
Obrigada pela lista de exames! Realmente você nos ajdua muuuuuito com suas experiências!
Nossa, mas que confusão e quanta gente... Fiquei com medo de ser barrada no exame de vista... Porque uso óculos desde criança e semana passada fui ao oftalmo e mesmo com a lente certa, as letras pequenininhas eu errei algumas... Seja o que Deus quiser!
outra coisa: o que é colposcopia? Quando vou à médica ela faz o chamado "preventivo", mas acho que isso é papanicolau, né? Da próxima vez em que for vou falar pra fazer isso tb porque já fica valendo para, apresentar na perícia, caso eu tenha sorte. Mas estou com fé que esse ano vou conseguir entrar no TJ... hehehe

Beijos e boa posse pra você!!!!!!!

Karinapc disse...

Obrigada Raquel e Paula!!!
Raquel, vou ler seu artigo!!!Parabéns pelo sucesso...
Paula,
A colposcopia é um exame feito com uma câmera que filma o colo do útero e mostra em detalhes, ampliado, na tela do computador. Ele consiste em corar com iodo o colo do útero pra detectar possíveis alterações celulares. As manchinhas brancas que me referi no texto. O preventivo é o papanicolau, que colhe amostras das secreções e de células também.
Fique tranquila, tenho certeza que com o grau do óculos correto, você vai se sair bem no exame. Abraços, Karina

Paula disse...

Putz, tem que tomar contraste? Que exame chato... achei que era algo simples feito em consultório.

Obrigada, Karina!

Rocha Mattos disse...

Oi Paula, Fique tranquila, não tem que tomar contraste, a médica que faz a colposcopia, passa uma gaze com iodo no colo do útero. Praticamente igual o papanicolau, só que com uma câmera filmando a sua "beleza interior"rs...Você está esperando ser chamada pra que polo?
Abraços

Anônimo disse...

Olá Karina,

Parabéns pelo texto.
Mesmo dando informações de muita utilidade você consegue manter o estilo leve e bem humorado.
Vida de concurseiro já é demasiada difícil, sem bom humor então, fica impossível a jornada.
Não há receita de auto-ajuda que supere 'rir da própria vida'.
Abraço.
Raquel Bueno

Andréia Carvalho disse...

Oi Karina!!!
Muito Obrigada pela informação !!!
Não tinha noção nenhuma que tem vários médicos com especialidades diferentes. Acho que se não soubesse, ia ficar louca, indo e vindo com essas fichas !!!

Andréia Carvalho disse...

Oi Karina!!!
Muito Obrigada pela informação !!!
Não tinha noção nenhuma que tem vários médicos com especialidades diferentes. Acho que se não soubesse, ia ficar louca, indo e vindo com essas fichas !!!

Paula disse...

Oi Rocha...Hehehe...
É porque nunca tinha ouvido falar.
Pra falar a verdade minha médica já tentou pedir aquela ultrassonografia que deve ser um método parecido com esse e eu fugi. :P
Infelizmente agora tenho que encarar a realidade... hehehe... Morro de medo, mas se vcs sobreviveram, tb sobreviverei. hahaha
Estou aguardando pra Guaratinguetá... a Comarca mais trancada de todo o Estado. 0 nomeações, homologação suspensa e depois validada... uma loucura. Acho que foi a única que não teve o prazo de validade prorrogado de tanto obstáculo que aconteceu. Acho que agora vai, né. Depois de tanta espera, tenho esperança que esteja próximo de nomear.
Obrigada pela mensagem tranquilizante!
Abraços!

Paula disse...

Olha que idéia... fui ligar pra marcar a médica e a atendente falou que colposcopia não leva laudo nem resultado nenhum. Aí falei:"Mas não é uma câmera?" ela falou:"Não, é um binóculo..." Aí eu expliquei que precisava trazer o exame... Enfim, não entendi nada! hehehe... Acho que vou ver em outra médica porque essa informação está muito estranha. A mulher dizer que ela passa uma substância e só olha pra ver se está tudo bem não adianta muito né... Estou querendo fazer só pra ter o papel... sem papel não resolve pra ir na perícia.

Karinapc disse...

Oi Paula,
Deixa eu esclarecer uma coisa... Eu sou uma pessoa distraída, e quando postei a resposta sobre a colposcopia, a conta de g-mail que apareceu e foi na mensagem é do "Rocha Mattos", nick do meu namorido. Então, onde está Rocha Mattos, leia-se Karina.rs Ah, quanto a ter foto no laudo da colposcopia, não precisa ter... Até pq essa médica usa binóculo em vez de câmera. Mas o importante é que a médica veja a imagem e se manifeste sobre isso no laudo.

Anônimo disse...

Oi karina, voce é a mesma do forum pci? Vejo suas postagens lá também!!

Não entendi uma coisa, não é atendido por ordem de chegada e sim pelo horario marcado pelo RH

Beijo!

Thiago

Paula disse...

Oi Karina!

Ah tah... pensei até que fosse outra pessoa, né... Bem que achei um nick estranho para alguém do sexo feminino... hehe
Então, mas a recepcionista da minha médica disse que ela não dá laudo... Acho que vou ver com outra médica, porque não adianta muito. De que adianta ela olhar se não provar o que viu pra eu levar na perícia. Não é mesmo?
De qualquer forma é bom saber que foto não é o mais importante, e sim o laudo. Correto?
Obrigada, Karina!

Karinapc disse...

Oi Thiago,
Sou eu naquele forum sim... Faz um tempinho que eu não posto pq agora estamos no aguardo dos laudos chegarem no RH. Ai, que ansiedade.
Quanto ao atendimento no DPME, todo mundo chega lá com horário de perícia marcado pras 7 horas, só que te chamam pela ordem que eles guardaram os formulários que a gente entrega no dia que leva a guia do RH com a data da perícia pro DPME. Ou seja, são um monte de formulários, guardados em ordem aleatória. E é por essa ordem que eles chamam os periciandos. Se gostou do texto, avisa pro pessoal do pci que eu escrevo aqui...Não quis ficar me auto-promovendo, por isso não postei nada sobre isso lá.rs Abraços e obrigada pelo comentário.

Anônimo disse...

Olá Karina!!
Estou muito contente de ver seus comentários,e saiba que de coração tenho torcido muito por você.Já comecei a estudar para o próximo e talvez um dia possamos ser coleggas de serviço.Se puder me dê algumas dicas de estudo.Abraços Deus te abençõe!

Anônimo disse...

Karina,qual o tempo fornecido para que você possa entregar todos documentos pedidos??

Karinapc disse...

Galera, obrigada de coração pelos comentários, e em especial a você, Andréia Carvalho que se identificou...rs Queridos anônimos, agradeço a vocês da mesma forma, mas coloquem seus nomes no final, pra eu saber pra quem eu estou respondendo...Não precisa nem fazer cadastro pra isso.
Bom, Anônimo do 15º comentário, obrigada pela torcida...rs Espero mesmo ser sua colega de trabalho. A dica que eu posso te dar sobre esse concurso é pegar o edital do concurso anterior e estudá-lo, privilegiando a leitura da Lei. Fazer exercícios de concursos anterirores também ajuda muuuito. O Douglas tem apostilas excelentes de exercícios e dá pra comprar pelo site. Eu tenho duas.
Anônimo do 16ºcomentário, nós temos até a data da posse pra entregarmos todos os documentos, e em geral a posse tem que ser dada no prazo de 30 dias da admissão. Mas se o RH atrasar por qualquer motivo, esse prazo é prorrogado. Abraços a todos e torço por todos! nós