segunda-feira, 17 de maio de 2010

Simone is Back!

Aprovação em concurso público: Sinônimo de felicidade?




Depois de alguns apuros que passei em meu serviço, que, por sinal, fizeram com que eu me ausentasse do blog, comecei a refletir sobre um conceito muito importante que, hoje, gostaria de partilhar com todos os leitores.



O conceito da felicidade. Qual é? O que significa? Para a maioria das pessoas, a felicidade é vista como um patamar a atingir, um objetivo, a reta de chegada de uma exaustiva corrida...Para o concurseiro profissional, alcançá-la pode significar a aprovação, classificação e nomeação no cargo público tão almejado. Mas... Será que é isso mesmo?



Apesar de nossas vidas mudarem consideravelmente para melhor, em todos os aspectos, ao ingressarmos no serviço público sonhado, não podemos pensar que não haverá momentos de decepção ou desapontamento. No início, com a euforia do emprego novo, poderá parecer impossível que algo ou alguém consiga te atingir. Mas, passados os primeiros meses, como em todas as áreas da vida, situações não tão agradáveis poderão surgir em nossa vida profissional. Pode ser problema com um colega, chefe, a distância de casa, o trânsito infernal de algumas cidades, a saúde fragilizada, a solidão, enfim, muitos podem ser os responsáveis por abalar nossa harmonia...



Daí começamos desesperadamente a nos indagar se realmente fizemos a escolha certa, se deveríamos mesmo estar ali, passando por aquela situação...Confesso que essas dúvidas chegaram a pairar sobre minha cabeça, me fazendo rever meu conceito de felicidade...



Deixo claro que não estou querendo, de maneira alguma, desanimar ou entristecer nenhum concurseiro que esteja ainda batalhando por sua vaga no funcionalismo público, mas sim compartilhar minha experiência e mostrar que, após muito refletir, posso dizer que a tal felicidade está nos muitos momentos de alegria do nosso dia a dia, e não deve NUNCA ser condicionada a uma aprovação no serviço público, como uma meta a ser atingida.



Devemos buscar ser felizes HOJE, AGORA, nas mais diversas situações, valorizando apenas o que nos faça bem, seja lá o que for. Esse é o melhor caminho.



A filosofia nos ensina que “a felicidade estará onde quer que estejamos, basta enxergá-la.”



Portanto, sorria, e seja muito feliz!



Simone Hartmann

9 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com vc...
Não há nada que traga felicidade completa...
Eu ouvi a pouco que na nossa vida é feita de pequenos momentos e acontecimentos marcantes são poucos...
Por isso sempre é bom encontrar em nosso caminho pessoas que nos fazem bem...São pequenas coisas, pequenos gestos de gentileza, que fazem a diferença...
Faltam pessoas que tenham uma boa palavra e ate mesmo educação. Espero que vc tambem seja muito feliz, de coração...
Vc é verdadeira... Melhoras, e seja feliz tambem.

Karinapc disse...

Oi Simone, perfeito o seu texto... As vezes a gente fica tão focado na aprovação, que esquece de se perguntar como realmente é o trabalho... Apesar de eu ter entrado agora no funcionalismo e ainda estar em "lua de mel" com os colegas e com o chefe, confesso que eu preferia mesmo era ser rica...rs

Anônimo disse...

Simone,
Eu sabia que você retornaria com força total, porque essa é a Si que conheço bem,sempre dando a volta por cima com louvor!!!
Um exemplo de comos os guerreiros devem ser.
Parabéns pelo artigo.
De seu amigo e admirador,
G.

Anônimo disse...

simone,
Passei por uma fase ruim tb e é bom saber que não estamos sozinhos!
Adorei o texto e seja bem vinda... de novo!

Anônimo disse...

parabéns pelo seu texto!!!

Anônimo disse...

Olá Sinome!
Já li muitos textos seus aqui do Blog....e confesso que este chamou-me mais a atenção dentre tantos outros.....
Lindo seu texto....e a mensagem realista que vc transmitiu através dele....acredito que vc está amadurecendo como pessoa.....o amadurecimento traz esta "visão" geral das coisas no trabalho.....e na estrada dos "concurseiros" como nós.... A felicidade é algo a ser sentido, não somente "perseguido".
Parabéns pelo texto. ;-)
Vc tem algum email de contato??Gostaria de falar com você.
Abraços,
Adriana.

Anônimo disse...

Simone, excelente texto!
.
Ingressar no serviço público significa melhora na vida profissional, da condição financeira, todavia, não representa o apogeu da satisfação plena, principalmente se você não sentir prazer no que faz.
.
Já vi pessoas que batalharam muito por um cargo público, é, hoje, após o ingresso, estão angustiadas e melancólicas vivenciando alguma das dificuldades que mencionou.
.
Portanto, acredito que perseguir o sonho de ser funcionário público, além do estudo necessário, deve ser sopesado sem romantismo, calcado na razão e na realidade das estruturas dos Órgãos que encontraremos pela frente.
.
Espero que esteja bem, linda!
.
Abraço!

Anônimo disse...

Verdade, então sugiro que vivamos felizes enquanto estamos percorrendo o caminho da aprovação...e que na graça divina continuemos a ser felizes após a aprovação. Assim seja! rs

Renata Mendes disse...

Simone, eu também concordo que a felicidade é para ser vivida todos os dias. Eu me considero feliz. Mas confesso que não tem um só dia em que eu não pense em ser aprovada e nomeada ... eu chamo isso de motivação, porque é isso que me dá forças para estudar todos os dias, sábados, domingos, feriados.