terça-feira, 8 de junho de 2010

Novela da aprovação: E se o edital do concurso que estou esperando abrir for diferente do anterior?

Olá amigos concurseiros! Estudar para concurso as vezes faz a gente ficar inseguro... Será que estou estudando de maneira correta? Será que o que estou estudando vai cair na prova? Não temos como saber, mas já adianto, só de você estar estudando, está no lucro.

Concursos são como loteria? Mais ou menos. Não dá pra prever com exatidão o que vai cair no edital do próximo concurso, se vai ser igual ao do concurso anterior, ainda mais se a organizadora do concurso mudar, mas dá pra se ter uma boa idéia do que estudar. Como?

As carreiras de analista e técnico dos Tribunais seguem um padrão, mesmo que a organizadora do concurso seja diferente. Tanto CESPE, quanto FCC e VUNESP costumam cobrar o mesmo conteúdo pra mesma carreira. Exemplo disso foram os concursos dos TRTs do ano passado. Tanto as provas organizadas pela CESPE quanto pela FCC, tiveram em seu edital as seguintes disciplinas: Civil, Processo Civil, Constitucional, Administrativo, Trabalho e Processo do Trabalho, Português, Informática e/ou raciocínio lógico. O que muda são alguns tópicos de determina da disciplina, em algumas provas, direito civil fica de fora, como no TRT 9ª Região que vai acontecer em julho, em outras não cai informática, ou não cai raciocínio lógico, ou ambas são cobradas.

Então dá pra se basear no edital passado para estudar para o concurso vindouro. Se mudar alguma coisa no edital, será pouca coisa, e você com certeza não terá perdido nada de estar se preparando, mesmo que a disciplina que você já estudou não seja cobrada. Se não for cobrada no seu concurso, no próximo poderá ser. E estudo é sempre cumulativo, quanto mais você estudar determinada matéria, maior facilidade encontrará na fixação do conteúdo, e começará a perceber questões para as quais você ainda não tinha se atentado. É caminho certo rumo à aprovação.

Então amigos concurseiros, ao estudo e confiantes. Só não passa quem desiste, e ninguém aqui vai desistir, né?

Saudações Concurseiras,

Karina Palacio Cunha

2 comentários:

Lillian disse...

bom, estou estudando para o próximo concurso do IBAMA,mas fico insegura, aff! Estou com a apostila do último concurso em mãos(de conhecimentos gerais)... mesmo porque não consegui a de material específico, parece que não lançaram...estou no caminho certo, é assim mesmo?meio que perdida não consigo desejar outra profissão...

Anônimo disse...

Karina,vc acha válido estudar por provas da fcc,já que a cespe não tem muita provas om a matéria especifica??Até baixei alguma mas não possui muito direito.