sexta-feira, 18 de junho de 2010

Resumo do Edital 2010 - Escrevente Técnico Judiciário do TJSP (publicado hoje)

Cargo: Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo 2010


Vagas: 300, sendo 9 vagas reservadas a PNE´s - 1800 serão classificados (no último concurso da Capital - todos os classificados foram chamados)

Lotação: Capital (é possível, teoricamente, tentar transferência para qualquer comarca onde haja fórum do TJSP no estado de São Paulo)

Inscrições: 23 de junho de 2010 a 19 de julho de 2010

Carga horária: 40 horas semanais

R$ 2.782,60 + auxílios de alimentação, saúde e transporte

Taxa: R$ 39,00

IV - DAS PROVAS

1. As provas serão divididas em duas etapas, sendo a primeira composta por Provas com Questões Objetivas, e a segunda de Prova Prática de Digitação.

2. Serão realizadas as seguintes Provas com Questões Objetivas:

A) LÍNGUA PORTUGUESA - de caráter eliminatório, com 30 (trinta) questões que versarão sobre: ortografia oficial (anterior ao Decreto Federal nº. 6.583, de 29.09.2008); conjugação de verbos; flexão de gênero, número e grau; regência e concordância; emprego de pronomes e crases; formas de tratamento; pontuação; análise sintática; orações e seus termos; coordenação e subordinação.

B) CONHECIMENTOS EM DIREITO - de caráter eliminatório, com 38 (trinta e oito) questões sobre:

- DIREITO PENAL: Código Penal - com as alterações vigentes - artigos 293 a 305; 312 a 317; 319 a 327; 339 a 347 e 357.

- DIREITO PROCESSUAL PENAL: Código de Processo Penal - com as alterações vigentes - artigos 251 a 258; 266; 267; 274; 351 a 372; 394 a 497; 531 a 538; 574 a 667 e Lei nº 9.099 de 26.09.1995 (artigos 60 a 68; 77 a 83; 88 e 89).

- DIREITO PROCESSUAL CIVIL: Código de Processo Civil - com as alterações vigentes - artigos 154 a 199; 201; 213 a 242; 275 a 475; 496 a 538 e Lei nº 9.099 de 26.09.1995 (artigos 8º ao 19).

- DIREITO CONSTITUCIONAL: Constituição Federal - com as alterações vigentes - Título II, Capítulos I, II e III e Título III, Capítulo VII, Seções I e II, e artigo 92.

- DIREITO ADMINISTRATIVO: Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo (Lei 10.261/68) - com as alterações vigentes - artigos 239 a 331 e Lei Federal nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa).

- NORMAS DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA (disponíveis no site: www.tj.sp.gov.br ):
Tomo I - Capítulo II: Seção II - Subseção I; Seção III - itens 33 a 50, 84 a 101, 106 a 108.

C) CONHECIMENTOS GERAIS, de caráter classificatório, com 12 (doze) questões:

- ATUALIDADES - 4 (quatro) questões sobre fatos políticos, econômicos e sociais, ocorridos a partir do primeiro semestre de 2010.

- MATEMÁTICA - 4 (quatro) questões sobre as quatro operações com números inteiros, fracionários e decimais; sistema métrico (medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo); números pares e ímpares (primos e compostos); MMC e MDC; divisibilidade; juros e percentagem; razões e proporções, regras de três simples e composta; divisões proporcionais; sistema do 1º grau; potenciação; radiciação; equação do 2º grau.

- INFORMÁTICA - 4 (quatro) questões sobre uso de correio eletrônico, preparo de mensagens (anexação de arquivos, cópias). Microsoft Word XP: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, e tabelas, impressão, ortografia e gramática, controle de quebras, numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. Microsoft Excel XP: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação. Microsoft Windows XP: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos Microsoft Office. Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas.

3. A PROVA PRÁTICA DE DIGITAÇÃO, de caráter eliminatório, buscará aferir o conhecimento do candidato, utilizando-se de editor de texto em microcomputador do tipo PC, com processador Pentium, em ambiente gráfico Microsoft Windows, sendo aplicada somente aos candidatos habilitados e melhores classificados nas Provas com Questões Objetivas, em número igual a até 06 (seis) vezes o número dos cargos vagos existentes, ou seja: 54 (cinqüenta e quatro) para os portadores de deficiência e 1800 (um mil e oitocentos) para os demais candidatos.

V - DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS COM QUESTÕES OBJETIVAS

1. A aplicação das Provas com Questões Objetivas está prevista para o dia 22/08/2010.

VI - DO JULGAMENTO DAS PROVAS COM QUESTÕES OBJETIVAS

1. As Provas de Língua Portuguesa e de Conhecimentos em Direito serão de caráter eliminatório, devendo o candidato obter, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) de acerto em cada prova.

SUMÁRIA DAS ATRIBUIÇÕES

Executar atividades relacionadas à organização dos serviços que envolvam as funções de suporte técnico e administrativo às unidades do Tribunal de Justiça, dar andamento em processos judiciais e administrativos, atender ao público interno e externo, elaborar e conferir documentos, controlar a guarda do material de expediente, atualizar-se quanto a legislação pertinente a área de atuação e normas internas.
 
Observações:
 
* todos os classificados do últimos concurso foram chamados;
 
* a prova será em São Paulo, Capital.
 
Dúvidas? pergunte nos comentários abaixo ou pelo email info@professordouglas.com
 
Quem vai prestar?

13 comentários:

Anônimo disse...

Professor,


Mudou alguma norma da Corregedoria desde o último concurso p/ Escrevente?

Professor Douglas disse...

Anônimo,

Sim, houve alterações.

Cumpre ressaltar que as Normas são totalmente diferentes das do concurso de Oficial de Justiça e que foram atualizadas, modificadas e alteradas em relação ao último certame para Escrevente.

Mais informações:
info@professordouglas.com

Daniel disse...

Professor,

tmb é necessário estudar aquelas ultimas partes das páginas q eu n sei o nome, vou te dar um exemplo:

Redação dada pela lei n....

Anônimo disse...

Professor quais outras matérias que tiveram alteração na lei? Será que compensa estudarmos pelas provas antigas com alteração destas leis?
E quando ficará pronto suas apostilas?

Anônimo disse...

Oi, professor quantas questões vai cair de cada matéria, qual o peso de cada uma? É a mesma proporção do último concurso?

Anônimo disse...

O que o senhor nos orienta, pararmos de estudar para o MPU e começarmos com Escrevente, ou dá para conciliar os dois?
Quais matérias coincidem?

Anônimo disse...

E quanto a provas antigas de escrevente como fazemos para estudá-las já que tiveram alterações nas leis?

Anônimo disse...

Professor quais matérias e artigos que foram alterados do último concurso de escrevente?

Anônimo disse...

E agora MPU ou Escrevente?

Anônimo disse...

Professor porque o Sr. ainda não nos respondeu as perguntas aqui postadas?

Anônimo disse...

é verdade, estou curiosa pra saber!

Amanda disse...

Bom dia!

Gostaria de saber onde posso conseguir uma apostila do concurso para download.

Obrigada.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM TEM IDEIA DE QUAIS FORUNS DA CAPITAL TEM MAIS VAGAS DISPONIVEIS PARA ESCREVENTE?PELO MENOS AS REGIOES ONDE FICAM?