quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Prova de Técnico - Gabarito MPU 2010

A respeito dos princípios fundamentais , das garantias fundamentais e da aplicabilidade das normas constitucionais, julgue os itens a seguir.

47- A Constituição Federal de 1988 apresenta os chamados princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, que incluem referências a uma forma de Estado, forma de governo e regime político. Deduz-se do texto constitucional que a República Federativa do Brasil é um Estado de Direito, o que limita o próprio poder do Estado e garante os direitos fundamentais dos particulares.

Certo (art. 1º).

48- As normas de eficácia plena não exigem elaboração de novas normas legislativas que lhes completem o alcance e o sentido ou lhes fixem o conteúdo; por isso, sua aplicabilidade é direta, ainda que não integral.

Errado. As normas de eficácia plena tem aplicabilidade direta, imediata e integral.
A respeito da organização político-administrativa do Estado e da administração pública, julgue os itens que se seguem, à luz da Constituição Federal de 1988.

49 – Considere que determinado estado da Federação tenha obtido aprovação tanto de sua população diretamente interessada, por meio de plebiscito, como do Congresso Nacional, por meio de lei complementar, para se desmembrar em dois estados distintos. Nesse caso, foi cumprida a exigência imposta pela Constituição para incorporação, subdivisão desmembramento ou formação de novos estados ou territórios federais.

Certo (art. 18, § 3º).
50- De acordo com a CF, cargos, empregos e funções públicas são acessíveis somente a brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, não havendo, portanto, a possibilidade de obtenção de emprego público por estrangeiros.

Errado (art. 37, I). É perfeitamente possível a possibilidade de estrangeiro obter emprego público.
A respeito do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e das funções essenciais à justiça, julgue os seguintes itens.

51- O Supremo Tribunal Federal (STF) cumpre, entre outras, a função de órgão de cúpula do Poder Judiciário, e a ele cabe a iniciativa de, por meio de lei ordinária, dispor sobre o Estatuto da Magistratura.

Errado. O Estatuto da Magistratura é lei complementar e não ordinária (art. 93, I)

52 – O Poder Legislativo opera por meio do Congresso Nacional, instituição bicameral composta pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

Certo (art. 47)
53- São funções essênciais à justiça as do Ministério Público, da advocacia pública, da advocacia privada e da defensoria pública.

Certo (arts. 127, 132, 133 e 134).

....

Caro amigo,

Quantas questões você acertou? Quais você errou? Qual sua opinião sobre a prova, etc? Quer recorrer de alguma questão? Apresente seus motivos!

É isso aí.

Abs.,

Douglas

15 comentários:

Anônimo disse...

82 vc acha que lê a redação???

Anônimo disse...

A questão 79 - A respiração de socorro deve ser interrompida assim que a vitima voltar a respirar. colequei a resposta certa, mas o gabarito esta errada, esse gabarito não esta errado nesta questão?

Anônimo disse...

OLHA EU FIZ 80 ACERTOS, SERÁ QUE EU ESTOU DENTRO DA CLASSIFICAÇÃO, VC PODE ANALIZAR E ENVIAR PARA O MEU E-MAIL AGUINALDOVASCONCELOS@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

Acertei todas de Constitucional, exceto uma que sabia mas errei porque fiquei com muita dúvida sobre um item, ou seja, a questao 53 "advogacia privada" repassava em minha mente os itens na Constituiçao sobre as funçoes essencias a justiça e nao via esse.Entao achei que se tratava de uma pegadinha e marquei errada!!Fiz 98 pontos total. Acho que nao deu! O nivel do pessoal é alto para essa prova. Nao fiz cursinho,estudei em casa sozinha e só depois da prova do TJ-SP.Fui mas como treino, sabia que nao tinha nenguma chance.Um abraço professor.

Anônimo disse...

Olá amigo, vc pode dizer se eu estou dentro da classificação, acertei 80 questões.

Kesia disse...

Olá professor, acertei entre 100 e 105 questões, o que senhor acha tenho chances? fiz pro paraná,

Cxmira disse...

A prova de técnico administrativo e téc. de enfermagem é a mesma na parte de conhecimentos básicos,no entanto os gabaritos divergem para as memas questões.
portugues - 16 questões
informática - 4 questões
legislação - 10 questões

Anônimo disse...

Professor, não sei se mais alguém notou, no entanto comigo aconteceu o seguinte: quando acesso o CESPE para consulta do gabarito preliminar e caderno de questões (quando é solicitado CPF, senha e nº da inscrição) aparece um gabarito diferente do que está disponível para todos, sem necessidade de login.
Achei muito estranho, será que mais alguém percebeu isto?

Anônimo disse...

Vc está bem Douglas???

Anônimo disse...

Eu acertei 105, mas errei 42 questões...
Me arrependo de não ter deixado questões em branco...
É isso aí, não foi dessa vez...

eduardosilva disse...

eduardo,rj acertei 90 questões sera que tenho chance neste concurso

Anônimo disse...

Maior que o amor de um Pai, mais forte que o amor de um homem e mais profundo que uma amigo..

É o amor de Deus...

Anônimo disse...

NA PROVA QUE FOI REALIZADO DIA 12/09/2010 DO MPU ACERTEI 85 QUESTOES DE 150 PRO DISTRITO FEDERAL TENHO ALGUMA CHANCE?

Anônimo disse...

fiquei preocupada tambem pois realmente o gabarito diverge um do outro.

Anônimo disse...

Ola! Eu não anotei meu gabarito na hora da prova para poder conferir com o gabarito oficial. Como faço para ter acesso às respostas que eu dei?