terça-feira, 14 de dezembro de 2010

DEPOIMENTO DA RAQUEL

Olá,


Meu nome é Raquel, tenho 24 anos, sou casada, tenho uma filha de 5 anos, trabalho e faço faculdade de Administração. E, sim: mesmo com tanta coisa, fui aprovada no último concurso para Escrevente do TJ/SP!

Decidi que seria funcionária pública quando minha filha, que estava com 2 anos, ficou internada por 10 dias com pneumonia e quando voltei a trabalho tive que REPOR OS 10 DIAS. Nunca mais queria passar por isso, queria estar ao lado da minha filha tanto quanto fosse necessário.Neste mesmo ano, prestei um concurso para a Prefeitura de São Paulo, que mesmo concorrido, havia muito candidatos despreparados como eu, que nem estudei, mas consegui passar dentro do número de vagas. Fui nomeada em jul/09.

Concurso vicia. Depois desse, não parei mais. Prestei em 2009 para Oficial de Justiça e Aux. Fiscalização do TCE, mas nessa época eu ainda não sabia estudar e mesmo tendo me esforçado, não passei no primeiro e no TCE até fui aprovada, mas numa colocação muitooooo distante.

Em jul/10 quando saiu o edital pra escrevente e vi o salário e a quantidade de vagas, pensei: "Esse é meu!". E decidi que seria escrevente. Faltavam apenas 2 meses para a prova, tinham candidatos estudando há meses, e ao lembrar de minha experiência na prova de Oficial de Justiça (que eu até havia estudado, mas sem entender muito), pensei que seria necessário fazer algum curso. A primeira coisa que fiz foi pedir a "receita infalível" do Prof Douglas, a qual segui fielmente até o dia da prova. Fiz um cursinho online (ja que presencial seria impossível, com quem deixar minha filha?) com o Prof Alessandro Ferraz e aprendi muito, não só a matéria, mas como fazer as questões. Também seguia o blog do Prof Douglas, todos os dias religiosamente, que é repleto de dicas, orientações e principalmente muito auxílio. É muito mais do que um professor, é um amigo.

Eu tinha pouco tempo disponível para o estudo, em torno de 1 ou 2 horas durante a semana e 4 horas de final de semana. Ficava muito preocupada com isso, mas me empenhava em assimilar e fixar a matéria e não deixava o desânimo me pegar. Eu SABIA que podia.

Sacrifiquei minha família, minha filha e marido estavam carentes, literalmente. A mulher é sempre o centro da casa, mas eu sempre busquei mostrar ao meu marido que estava estudando tanto porque queria comprar a nossa casa. Era nítido que ele não entendia muito o meu empenho, mas ele se esforçou para me apoiar. E eu o agradeço muito por isso.

No dia da prova, saí de casa muito feliz, toda sorridente. Era incrível, não sei explicar como, mas era como se eu já estivesse tomando posse...rsrs..louca? Talvez. No budismo chamamos de "shinjin" (determinação forte, confiança) e acreditamos que ele é decisivo para a vitória.

Ainda tinha a 2ª fase: digitação, que pra mim se chama mesmo "Prova de nervos". Digitar todo mundo sabe. Com um, dois ou os dez dedos, mas todos sabem e o texto também é simples. O que conta mesmo nessa hora é o controle emocional. Mais uma vez, meu "shinjin" foi decisivo e consegui me manter calma. Digitei todo o texto e pude revisá-lo todo.

E passeiiiiiii!!!!!!!!!

Pra mim foi uma enorme vitória, mesmo que minha colocação tenha sido 1258. Só eu sei o que tive que passar, o que tive que contornar, o que tive de ser forte. E minha familia também passou comigo. Tenho convicção de que serei chamada e isso ninguém pode tirar de mim.

Agora estou estudando pra ser Fiscal do Iss da Prefeitura de São Paulo e ninguém me segura!!!!

Agradeço à minha família essa vitória, aos meu professores queridos, Douglas e Alessandro Ferraz e ao meu mestre Daisaku Ikeda, que me incentivou todos os dias.

Algumas dicas que podem ser úteis:

- A receita infalível do Prof° Douglas.

- Fazer o maior número possível de questões da banca, pois o raciocínio fica mais rápido e habituado a essas questões. Além disso, você não cai em "pegadinhas".

- Ler o edital com muita atenção. Vi muitos candidatos que depois que descobriram que não passaram, ficaram indignados que a parte de conhecimentos gerais (mat, inform, e atualidades) foi a mais importante. Mas, como não prestaram atenção a isto antes? O Prof° Douglas deixou isso muito claro diversas vezes no blog.

- Amigos concurseiros são muito úteis, mesmo que pela internet. Eles passam pelo mesmo que você. Se não tiver algum, pode se apoiar aqui no profis Douglas.

- Acredite, acredite, acredite! Seu "shinjin" define sua vitória!!!

Raquel Rodrigues

10 comentários:

Diego disse...

Parabéns Raquel, se Deus quiser estaremos lá em 2011!!
bjos

Anônimo disse...

Raquel, meus parabéns!
Estou iniciando está luta de concursos!
Nada melhor do que encontrar um site maravilhoso quanto o do Profº. Douglas e ainda por cima me deparar com um relato de um membro da BSGI.
Tenho orgulho de ter uma filosofia de vida como está e é por estes e outros motivos que conseguiremos nossos objetivos!

Força sempre e meus parabéns!

kellrodrigues disse...

Assim será, Diego!!!
Obrigada!!!

kellrodrigues disse...

Anônimo,
Tb tenho mto orgulho...foi quase um relato de experiência pela net, neh?
Como diz Nitiren Daishonin:"Nenhuma oração de um devoto do Sutra de Lótus fica sem ser concretizada"
.
.
E prof Douglas, obrigada outra vez!!!

Evelin25 disse...

Kell,
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

marcelo disse...

Raquel,
Parabéns pelo empenho e sucesso.
Também passei nesse concurso, apesar de ser o primeiro que fiz.
Boa sorte pra nós no TJ ano que vem.
Bjooo

Rozenildo Rodrigues Pedroso disse...

Oi Raquel!
Fiquei super contente com o seu depoimento. Pessoas como vc (que se dedicam, precisam da vaga e se esforçam)é que merecem a aprovação e a alegria desse momento. Fico contente também em saber que o Professor Douglas tem desempenhado esse importante papel para a realização de sonhos, é um trabalho honroso (pelos menos na visão daqueles que conseguem reconhecer esse magnífico atributo). Também consegui com muito estudo o 643º. Que venha 2011 e a nossa convocação. Boas festas!

Débora disse...

Lindo depoimento Raquel!!! Pode ter a certeza que através dele, muitas pessoas que sonham em passar num concurso irão se sentir muito motivadas e entusiasmadas, inclusive eu, que sonho um dia poder passar!!!
Parabéns você é uma batalhadora e merece o que conquistou!!!

kellrodrigues disse...

Vevelin, minha linda, vc não podia faltar, neh? Essa é uma das minhas amigas concurseiras, que nem conheço, mas tenho um carinho enorme por ela...
.
Marcelo, o 1° concurso? Caraca, começou com o pé direito! Parabéns, continue persistindo...
.
Rozenildo, obrigada e nos vemos no TJ!!!! iuhuuuuuuuu
.
Débora, fico mtoooo feliz que eu possa ter te contagiado... Cá entre nós, cuidado com seus sonhos que eles podem se tornar realidade!!!!
bjss

Concurseira Chic disse...

Texto super motivador!!!! Parabéns Raquel!!!