segunda-feira, 23 de março de 2015

Conheça a 2ª Colocada no Concurso Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo - Capital - 2014/2015 - Depoimento

Meu nome é Cibelle, tenho 28 anos, sou formada em Engenharia Química e, agora, aprovada no concurso de Escrevente Técnico Judiciário para o Tribunal de Justiça de SP! Porém, mais do que agradecer a Deus, minha família, ao NEAF e a todos que ajudaram nessa conquista, quero dividir um pouco da minha história para que outros se sintam estimulados a me acompanhar nos próximos concursos que estão por vir.

Logo após minha graduação, ingressei numa grande empresa do mercado privado. Após um período repleto de complicações neste emprego, que poderiam inclusive impactar futuramente minha vida particular, optei por dedicar-me integralmente aos estudos, decidida a passar num concurso público que me permitisse trabalhar em algo interessante e um equilíbrio entre as vidas pessoal e profissional.

Desde então passaram alguns anos, provas para Petrobrás, Anvisa, Detran, entre outras e, mais do que isso, muitas horas de dedicação diária, períodos em que abri mão do convívio com pessoas queridas e força de vontade para superar a frustração dos primeiros resultados negativos que obtive.

Bom, passou um tempo, descansei um pouco e comecei a buscar novos concursos. Eis que me deparei com o concurso de Escrevente Técnico Judiciário para o Tribunal de Justiça de SP. Bom, apesar de não ter formação em Direito, como o concurso exigia apenas o Ensino Médio, decidi me arriscar. Comecei a estudar em março de 2014, fiz cursinho presencial e online; vi e revi cada disciplina várias vezes.

Cheguei até mesmo a prestar outro concurso, para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que ocorreu um pouco antes, no mês de novembro. Mesmo que alguns conteúdos dos editais fossem diferentes, acredito que ter feito esta outra prova foi fundamental para a minha aprovação, pois ganhei mais experiência e confiança para realizar a prova do meu concurso-objetivo.

Finalmente, chegou o dia 07/12/2014! Assim que saí da sala, minha sensação era a de dever cumprido, sabia que tinha dado o meu melhor e torcia para que fosse recompensada por todo o meu esforço e dedicação.

E assim aconteceu! Fui convocada para a 2ª fase do concurso, a prova prática de digitação. Nunca havia digitado tanto antes, pois o treinamento era fundamental para não deixar escapar a minha tão sonhada aprovação! E no dia 20/03/15, finalmente recebi o meu prêmio! Foi publicada a lista de classificação provisória e lá estava o meu nome! A alegria e a sensação de vitória são muito grandes!

Gostaria de aproveitar para deixar um agradecimento especial a todos aqueles que me deram força e apoio: a Deus, meu marido, meus pais, minha irmã, meus amigos e professores. Sem a ajuda de todos, não sei se teria logrado êxito nesta árdua batalha! Acredito que o apoio àquele que está se preparando para um concurso é fundamental, pois o motiva a superar os inúmeros obstáculos pelo caminho: o cansaço, o desânimo, o medo, a insegurança, etc. Outra dica que acho importante é a de fazer amigos durante a preparação para o concurso, pois como estão passando pela mesma situação, entendem exatamente como nos sentimos e o que pensamos! Conversar, trocar ideias e materiais de estudo definitivamente me ajudou bastante!

Por fim, a minha intenção ao dar este depoimento foi a de passar a mensagem de que não devemos desistir do sonho de conquistar a NOSSA vaga na carreira pública! Apesar dos tropeços que podem acontecer, devemos persistir e nos dedicar cada vez mais ao nosso objetivo, pois a recompensa no final é realmente muito boa!!! Nunca esqueça: “estudar até passar”!

Cibelle

3 comentários:

Matheus Oliveira disse...

Prestei essa prova em 2012 e levei um fumo muito grande, e desanimei, parei de estudar.
Lendo esse depoimento, eu sinto que se eu estivesse estudado também teria passado. Poderia ficar frustrado, mas vou levar como experiencia, e fazer com que isto seja uma injeção de animo, e podem escrever, em 2 ou 3 anos, eu estarei aqui para dar o meu depoimento!
Parabéns pela sua vitória, e que Deus continue te abençoando!

cleo disse...

Parabéns querida Cibelle!

Claudia Lopes disse...

Muito bom ! Comecei a me preparar Há 01 ano, mas não com muito afinco, pois minha vida é bem corrida. Tem hora que penso em desistir. Mas sei que se continuar estudando vou conseguir uma vaga em algum concurso, e é isso e esses depoimentos que me motivam!!

Parabéns e obrigada!

Cláudia Lopes